sexta-feira, 25 de maio de 2007

A maior das hipocrisias

Derek fala,

"A vida é feita de bons e maus momentos e escrevi esse texto que se segue em um daqueles períodos que a vida não vai lá muito bem. Foi um daqueles momentos 'O mundo é escroto'. Por conta disso, peço, humildemente, que vocês leitores não se assustem com o que escrevi. Juro a vocês que não sou assim, pelo menos não a maior parte do tempo."

A maior das hipocrisias

“Sou o mais sábio dos sábios, pois sei que nada sei”. Uma bonita frase. Verdadeira até, a maiorias de nós se atreveria a dizer. Mas quem é aquele que realmente pode dizer isso? Quem é aquele que é modesto o suficiente pra ousar dizer essa frase? Ninguém. Pois é inerente a natureza humana a prepotência. Frases como essas são verdadeiras sim, porém se tornam falsas e hipócritas quando ditas por qualquer individuo.

O conhecimento, de maneira geral, traz consigo, necessariamente, a soberba. Prova disso é quando nos propomos a fazer uma avaliação em que já sabemos que passaremos, ou o fato de ensinarmos aos nossos filhos o que é certo e o que é errado. Principalmente esta, pois se sabemos que nada sabemos, como podemos ensinar algo a alguém? Ainda mais se tratando de uma coisa tão subjetiva como o certo e o errado.

Praticamente qualquer exercício da modéstia é falso. Afinal, quem é aquele que nunca sentiu um gosto doce ao dizer, logo após ser elogiado, “ah, que isso..”? A modéstia nada mais é que uma máscara que usamos para encobrir nossos gigantescos egos, com o objetivo de que não sejamos taxados de presunçosos, o que, lá no fundo, sabemos que é verdade.

Mostrar o que sabemos algo é o objetivo final de todos os estudos. Seja para estar seguro no trabalho ou para simplesmente mostrar aos nossos amigos, estudamos para ter noção de que entendemos daquilo. E, se temos noção disso, nunca poderíamos pronunciar aquela frase, pelo simples motivo de “sabermos que sabemos”.

O ser humano é, por natureza, um ser maculado. Não adianta nos valermos de ditados que são “bonitinhos” para esconder essa macula, pois, no interior de nossas almas, sabemos que ela existe. Frases como a abordada não passam de tentativas de fazer exatamente isso, esconder o nosso lado podre. O que se deve fazer é aprender a conviver e aceitar essa podridão, e não omiti-la.


Por Derek

11 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre um belíssimo texto, parabéns cara. Espero que todos cheguem no ponto do texto. Abraço

Anônimo disse...

Texto realmente impressionante, gostei do seu modo de expressar a vida, parabéns garoto. Boa noite.

Anônimo disse...

caraa mttt bom esse textoo
parabenss!!
essa parte caraca mt boa "o sabio é aquele q sabe q nao sabe" poo d++.
x)

Amélia Losada disse...

Excelente!
Adorei!!

:D

Anônimo disse...

derek!
fantástico.
aliás, como sempre.
já te falei.. você é de humanas
heheheeh

parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns, cara, excelente texto. Me impressionei com a qualidade do que você escreveu. Boa sorte com o blog, pra todos vocês! ^_^

Mayara disse...

sem palavras ...
vc conseguiu expressar em palavras o q eu msm aki nao consigo dizer.
muitos parabens
ps : realmente derek , vc eh de humanas ...
bjux

Marilu disse...

DEREK!!!PERFEITO!
eh exatamente oq acontece,td mundo sabe,mas vc falando ficou perfeito!
beijaoo!!

Anônimo disse...

parabens cara, admito que quando olhei fiquei com preguiça de ler, mas ao contrario do que pensava o texto está otimo. Muito bom derek , parabens

Anônimo disse...

Já li diversas vezes e essas palavras soam como poesia. Maravilhoso, parabéns novamente meu garoto. Forte Abraço

Derek disse...

poxa, gostaria, sinceramente, de agradecer todos os comentários que tem sido feitos em cima de meu texto e de todo o blog! acho que nenhum de nós, criadores do Sobra, esperava que houvessem tantos visitas de maneira tão rápida e espantosa.
Bom, meu sincero obrigado a todos vocês,
Até logo,

Sobras.